domingo, 24 de agosto de 2014

Novas espécies de água-viva gigante são achadas na Austrália


Águas-vivas podem ter até 50 cm e são extremamente venenosas, segundo cientistas.

Duas novas espécies extremamente venenosas foram encontradas próximas à costa noroeste da Austrália. A água-viva Irukandji é normalmente do tamanho de uma unha, mas uma das nova espécies é do tamanho de um braço. As informações são do RT.

A menor das duas novas espécies é a chamada Malo bela, que foi encontrada próximo à costa de Exmouth. A maior, batizada de Keesingia gigas, foi pega no sul de Shark Bay.

A descoberta – feita pela cientista e diretora do Serviço de Assessoria Marinha Stinger – disse que existem 16 espécies Irukandji, nove das quais estão em águas australianas. Até agora, há somente duas dessas espécies que foram encontradas fora do noroeste do país.

A Keesingia gigas tem o tamanho de um braço (entre 30 e 50 centímetros) e era previamente conhecida sua existência, mas foi encontrada e classificada somente agora. Seu veneno pode ser fatal, causando a chamada “Síndrome Irunkandkji”: dor, vômito, náusea, desmaio e até ataque cardíaco.

As novas espécies serão cadastradas no Museu do Oeste Australiano. A diretora do departamento de zoologia aquática do museu, Jane Fromot, disse que a descoberta deve servir de alerta aos banhistas.

“Nossos banhistas, pescadores e salva-vidas devem ser alertados sobre o fato de que existe esta espécie - que parece bem legal e você pode querer tocar, mas é extremamente perigosa”, disse ela.

Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário