domingo, 13 de dezembro de 2015

Nasa mostra de perto Prometeu, a lua ‘batatuda’ de Saturno


Satélite gravita perto do anel F do planeta e nele provoca oscilações.

A sonda Cassini da NASA capturou no domingo, 6 de dezembro, uma rara imagem da pequena lua irregular de Saturno Prometeu, em que ela aparece com formato que lembra o de uma batata.

De acordo com a “CNET”, Saturno tem mais de 60 luas, que vão desde o satélite branco gelado Encélado ao fascinante gigante Titã. Prometeu é um satélite de estranha aparência, medindo 86km em sua dimensão mais longa, que orbita internamente em relação ao anel F de Saturno, o mais estreito e distante do planeta.

A agência espacial divulgou a imagem resultante na terça-feira, chamando-o de “uma das fotos em mais alta resolução da Cassini da lua Prometeu”. O nome interno da Nasa para a imagem é PIA 17207. Outras duas imagens de Prometeu obtidas pela Cassini são PIA18186 e PIA12593.

A imagem mostra a face de Prometeu que não está voltada para Saturno. Na foto, o norte de Prometeu está para cima. A imagem foi obtida no espectro de luz visível com a câmera de ângulo fechado da nave.

No momento da foto, Cassini estava a 37.000km de Prometeu. A escala da imagem é de 220m por pixel.

SATÉLITE PASTOR

Segundo a “Wikipédia”, a lua Prometeu foi descoberta por S. Collins em 1980, em fotos enviadas pela sonda espacial Voyager 1. Prometeu é um “satélite pastor” do limite interior do anel F.

Um satélite pastor é uma pequena lua que tem sua órbita próxima a anéis planetários e confinam estes anéis através de interações gravitacionais. Pandora é outro satélite saturnal que “pastoreia” o Anel F.

Apesar de seu pequeno tamanho, Prometeu provoca oscilações na estrutura do Anel F, que é mantido pela gravidade de Saturno. O satélite recebeu a designação provisória S/1980 S 27, e também é chamado de Saturno XVI.

A origem do nome vem da Mitologia Grega, na história do personagem Prometeu, que roubou o fogo dos deuses para entregá-lo aos homens e por isso foi condenado por Zeus a ficar aprisionado no Cáucaso. Enquanto estava acorrentado, uma águia vinha lhe bicar o fígado, como castigo por roubar um privilégio exclusivo dos deuses e entregá-lo aos mortais.

SERVIÇO

O centro de operações da coleta de imagens da Cassini e a líder da equipe, Drª Carolyn Porco, estão baseados no Space Science Institute, na cidade de Boulder, no estado americano do Colorado. O centro se chama CICLOPS (Cassini Imaging Central Laboratory for OPerationS). E qualquer pessoa que queira se filiar gratuitamente à Cyclops Alliance, que divulga as mais recentes imagens da missão, basta se registrar neste site.

Fonte: O Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário