O avanço da tecnologia permitiu que um cientista indiano enviasse uma mensagem pela internet a outro colega de trabalho, na França, utilizando somente o poder da mente.
O trabalho conjunto de uma equipe internacional de cientistas conseguiu fazer o envio dessa mensagem, através da internet, a mais de oito mil quilômetros de distância, usando ondas cerebrais.
Para isso, os especialistas utilizaram fones de ouvido de eletroencefalografia (EEG), o que permitiu registrar a atividade elétrica neuronal do cérebro emissor e transformar as palavras “olá” e “adeus” aos impulsos equivalentes do código binário.
Baseando-se na natureza particular da atividade cerebral com palavras específicas, os cientistas conseguiram conectar, várias vezes, diferentes interfaces ao cérebro através do EEG.
O primeiro voluntário, de Trivandrum, capital do estado indiano de Kerala, escolheu uma palavra e enviou o pensamento em forma de mensagem a outro voluntário, localizado em Estrasburgo, na França.
Enquanto isso, um programa traduziu as ondas cerebrais do emissor ao código binário e transmitiu o resultado, pela internet, até um dispositivo que estimulou eletricamente o cérebro do receptor, traduzindo, ao mesmo tempo, o código binário para ondas cerebrais.
A mensagem final apareceu na extremidade de um dos olhos do receptor, em forma de um flash de luz. A intensidade de frequência com que foi visualizado permitiu ao sujeito decifrar a informação recebida.
Essa tecnologia é resultado de um desenvolvimento conjunto de um projeto entre a Universidade de Barcelona, a empresa francesa Axilum Robotic, a faculdade de medicina de Harvard e a empresa espanhola Starlab Barcelona.
Fonte: History