domingo, 12 de janeiro de 2014

Após 49 milhões de anos, fóssil de espécie de barata é encontrado na América do Norte


A Ectobius é uma espécie de barata classificada por cientistas como um grande exemplo de organismo invasor.

Elas são extremamente comuns em regiões como o extremo Norte da Europa e o Sul da África. Na América do Norte, acreditava-se que as “invasoras” não se faziam presentes. No entanto, fósseis de quatro antigas espécies foram achadas recentemente em Colorado, Estado Unidos.

A descoberta desmonta a tese de que a existência das Ectobius estava relacionada exclusivamente ao “Velho Mundo”, onde elas têm uma tradicional histórico fóssil.

Na Europa, a presença das baratas se dá especialmente no âmbar no Mar Báltico, que tem cerca de 44 milhões de anos.

A descoberta levanta a hipótese, inclusive, de que a espécie foi originada no continente americano. As baratas da América do Norte foram achadas na formação do Green River, que se originou há 49 milhões de anos, cinco milhões de anos antes da criação do berço europeu das Ectobius. No entanto, comenta-se que, em seguida, as baratas logo foram extintas do “Novo Mundo”.

Segundo o cientista Conrad Labandeira, que está a frente da análise, “sempre foi consenso que essas espécies achadas na América do Norte foram as primeiras existentes. A descoberta em Colorado prova que essas baratas estavam aqui há cerca de 50 milhões de anos”, disse.

As novas Ectobius estão detalhadas na edição de janeiro da “Annals of the Entomological Society of America”.

Fonte: O Globo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário