O que são estes círculos perfeitos observados no Mar Adriático, ao longo da costa da Croácia? Desde que apareceram, essas formas geométricas, delineadas de forma impecável, surpreenderam a todos, deixando os especialistas sem palavras e gerando inúmeras teorias sobre sua origem e natureza.
As formas não são perfeitas apenas na circunferência, mas possuem tamanhos idênticos: os 28 círculos que apareceram perto da ilha de Dugi Otok têm a mesma medida (50 metros de diâmetro) e estão exatamente na mesma distância em relação à costa, separados aproximadamente por 300 metros entre si.
Mas, do que se trata exatamente? Tecnicamente, são círculos cercados por Posidonia oceanica (uma espécie de grama marinha comum nessa região), porém, sem um centímetro dela em seu interior - somente sedimentos e areia -, um fenômeno único, inexplicável. Como relata o biólogo Mosor Prvan, "é como se alguém tivesse removido a Posidonia com um enorme saca-rolhas”.
Uma das hipóteses é a de ser uma marca da pesca ilegal, com dinamite. Especialistas notam que esse tipo de prática costuma deixar vestígios nítidos. Outra opção é que o antigo exército iugoslavo tenha realizado, naquela área, experimentos desconhecidos. Mas não há nada definido, pois nenhuma das duas teorias satisfaz os cientistas.
Por enquanto, os habitantes da região já têm uma explicação: são extraterrestres. Eles relatam que o aparecimento dos círculos coincidiu com a observação de "clarões estranhos no céu".
Especialistas com vasta experiência em matéria submarina ficam com a certeza de que o fundo do mar é uma grande usina de fenômenos que parecem inexplicáveis, até a ciência explicá-los. Todavia, ninguém se atreveu ainda a dar um veredicto conclusivo.
Fonte: The History Channel