Um antigo túmulo coletivo encontrado recentemente no norte da Grécia seria provavelmente um monumento em homenagem a Heféstion, amigo e homem de confiança de Alexandre, o Grande - informaram na quarta-feira os especialistas que trabalharam na pesquisa.
"Acreditamos que se trara de um 'heroon' funerário (santuário a um herói de culto) dedicado a Heféstion", afirmou à imprensa a arqueóloga responsável pela descoberta, Katerina Peristeri.
Peristeri disse, contudo, que "ainda não sabemos se ele mesmo foi enterrado no interior deste túmulo".
Segundo o grande historiador antigo Plutarco, quando Heféstion morreu subitamente em Ecbatana (hoje o Irã). "Alexandre III ordenou ao seu arquiteto Dinócrates que erguesse santuários em sua homenagem em todo o país".
Este de Anfípolis, a cerca de 60 quilômetros de Serres (norte da Grécia), é o maior santuário descoberto até agora no país.
Foi escavado em 2012, e no último verão (do hemisfério norte) começou a se especular que teria sido construído por alguém próximo a Alexandre, o Grande. Mas uma busca em todos os quartos da tumba coletiva não trouxe respostas até agora.
Fonte: Yahoo!