domingo, 12 de janeiro de 2014

O mistério do doppelgänger


De acordo com as lendas germânicas, as criaturas conhecidas como doppelgänger têm a capacidade de se tornar a cópia idêntica de um indivíduo, conseguindo imitar todas as características, inclusive sentimentos, como vergonha e não-aceitação social.

Esta criatura é considerada o lado negativo, que tenta influenciar a pessoa a fazer coisas cruéis, que ela não faria normalmente.

Muitos acreditam que esta criatura poderia ser um conselheiro invisível, que seria visível somente para o que os tem.

Algumas lendas acreditam que esta criatura seria um “prenúncio de maus agouros“, pois a “pessoa está vendo sua alma projetando-se para fora do corpo, para embarcar no plano astral”. Em algumas circunstâncias, se o doppelgänger é visto por parentes ou amigos, considera-se má sorte e problemas emocionais

Nesta lenda, muitos episódios estranhos e muitas vezes inexplicáveis envolvendo pessoas públicas são lembrados. É o caso de um acontecimento que antecedeu a morte de Abrahan Lincoln. De acordo com relatos, uma noite antes de Lincoln ser assassinado, sua esposa teria sonhado com um doppelgänger.

Um possível caso de envolvimento de doppelgänger também teria acontecido com Emilie Sagée (32), uma professora que afirmou ter visto a criatura na janela da sala em que dava aula e, o mais estranho é que, até seus alunos viram o doppelgänger da professora.

Referências a estas criaturas já foram feitas em algumas séries, como: The Vampire Diaries, Stargate SG-1 e Stargate Atlantis e How I Met Your Mother, onde a réplica de um dos personagens é vista.

Para a ciência, o fenômeno doppelgänger é provocado por um “mau funcionamento da junção temporo-parietal, uma região do cérebro responsável pela integração de sensações táteis, visuais e de posicionamento do corpo, que constantemente chega ao cérebro montando a forma pela qual se entende o mundo e o posicionamento de seu corpo ao que está ao seu redor”.

Fonte: Caixa de Pandora
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário