sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Pesquisadores encontram ferramentas de pedra de 10 mil anos nos EUA


Pontas de lança e flocos de madeira eram construídos em terreno pantanoso no fim da Idade do Gelo.

Uma inspeção arqueológica de rotina em Seattle (EUA), ao lado de um shopping center, culminou com a descoberta de mais de quatro mil lascas de pedra, raspadores e pontas de lança de cerca de 10 mil anos atrás, que seriam fabricados por alguns dos primeiros habitantes da região.

A descoberta traz novas informações sobre o comportamento do homem no fim da última Idade do Gelo e mostra como animais como bisões e mamutes ainda percorriam aquela região.

Segundo o grupo de pesquisas liderado por Robert Kopperl, que publicou o resultado dos estudos na revista “PaleoAmerica”, o Norte dos EUA teria sido povoado por pequenos grupos que se ocupavam com a fabricação e o reparo de instrumentos de pedra. A análise química de uma das ferramentas também revelou vestígios dos animais que serviam como alimentos, como bisões, veados, ursos, ovelhas e salmão.

— Este era um bom local para acampamento — comentou Kopperl. — Poderia ser usado como uma região central para quem quisesse sair para pescar ou caçar, ou para fazer instrumentos de pedra.

Os artefatos de pedra estavam mais próximos à superfície. Com a evolução das escavações, os arqueólogos descobriram uma grossa camada de turfa. A análise de radiocarbono do material mostra que trata-se de um vestígio de um antigo pântano, com pelo menos 10 mil anos de

Fonte: O Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário