Pesquisadores do Museu da Dinamarca Lolland-Falster encontraram um pequeno amuleto da era Viking, de 1.100 anos atrás. Até aí, seria só mais uma peça, mas este amuleto possui uma inscrição que diz: "Isto é um martelo".
Arqueólogos já encontraram milhares de amuletos parecidos com este, mas nunca puderam afirmar que, de fato, eram imitações de martelos com a intenção de representar o objeto de Thor, como amuleto de proteção.
O fato de que a pessoa que fez o martelo era alfabetizada é fascinante para os arqueólogos. O objeto pode indicar que a alfabetização era generalizada entre os artesãos. Por outro lado, ninguém descobriu outros martelos com inscrições sobre eles. Portanto, este martelo pode ter sido uma exceção à regra, talvez porque tão poucos artesões aprenderam a ler e escrever.
O martelo foi fundido em bronze, e provavelmente, foi revestido com prata, estanho e ouro. Os Vikings teriam usado esses pequenos amuletos para proteção, mas o revestimento indica que eles foram valorizados pela sua beleza também.
Fonte: UOL