O Dokkaebi (도깨비) é um ser mítico que aparece em muitos contos coreanos.
Eles assumem muitas formas diferentes, mas são mais comumente descritos como demonios ou como goblins, com chifres e faces distorcidas. Há os que assemelham-se a seres humanos, enquanto alguns só podem ser percebidos como certos sons, como o trotar dos cascos dos cavalos.
Eles residem em áreas de baixa densidade populacional, como bosques, cemitérios e casas abandonadas. Embora geralmente assustador, mas também poderia representar, um grotesco aspecto humorístico.
Esses pequenos travessos são conhecidos por suas pegadinhas e gostam de jogos, particularmente ssireum , um tipo de luta coreana.
Eles costumam desafiar para estes jogos quem por eles passar. Como Robin Hoods do mundo monstro coreano, os dokkaebi são conhecidos por roubar dos ricos e darem para os pobres. Seu chapéu de invisibilidade e clube mágico ajudam-nos a tornar a sua trapaça mais eficiente.
Eles são diferentes dos gwishin (fantasmas) na medida em que não são formados pela morte de um ser humano, mas sim da transformação de um objeto inanimado.
Curiosidade: Embora esta criatura seja muitas vezes vista no folclore tradicional, e se acredita que seja um símbolo de uma antiga religião, atualmente o dokkaebi é o mascote dos “Red Devils” (diabos vermelhos), a “torcida organizada” da seleção nacional coreana.
Fonte: Brazilkorea