domingo, 16 de agosto de 2015

Espécie de salamandra consegue sobreviver mais de 12 anos sem comida!


Esta é a Proteus anguinus, uma salamandra cega que vive em cavernas.

Ameaçadas de extinção no estado selvagem, ela é um incrível objeto de pesquisa, revelando que pode ser mantida na geladeira por uma década, sem precisar alimentar-se.

A salamandra proteus tem visão parcial e vive nas águas das cavernas. Pelo menos, vivia lá. A destruição do habitat o colocou na lista de espécies ameaçadas de extinção, mas também levou a uma pesquisa interessante.

Pesquisadores montaram laboratórios em forma de "caverna" de áreas naturais em um parque onde os animais foram preservados e estudados. Nascimentos, mortes e comportamentos da espécie foram registrados.

Depois de 50 anos de estudo, os pesquisadores descobriram que a proteus de cinquenta anos de idade, são mais ágeis do que quando eram jovens. Analisando o fato de que esses animais estão ficando cada vez mais fortes, significa que as proteus poderiam viver mais de 100 anos.

Não é uma vida agitada. A proteus vive pelo cheiro e pela audição, e seus sentidos, em ambas as áreas são extremamente sensíveis. Quando não há nada a ser detectado, a proteus esfria. No frio e no escuro, não há nenhuma razão para manter um metabolismo quente em funcionamento. Isso só gastaria calorias. Quando as proteus esfriam, elas podem viver por anos sem comida.

Quantos anos? Um pesquisador manteve uma proteus em sua geladeira por 12 anos sem alimentá-la. Ela permaneceu viva! Isso mostrou ao mundo que estes incríveis seres conseguem ultrapassar uma década sem alimentação e permanecer com sua saúde em perfeito estado.

Fonte: Jornal Ciência
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário