quarta-feira, 30 de julho de 2014

Quais serão os maiores perigos do mundo em 2045? Reino Unido elabora documento que pontua quais serão nossas principais preocupações


Não se trata de uma lista futurista nem teoria da conspiração, mas sim uma real e urgente documentação de uma potência mundial. Especialistas do Ministério da Defesa do Reino Unido elaboraram um relatório que adianta o contexto mundial de segurança e defesa para o ano 2045. E a sua perspectiva não é nada animadora: de acordo com as previsões do relatório "Global Strategic Trends", em pouco mais de 30 anos, a população da Terra pode chegar a 10.4 bilhões de pessoas, 70% das quais viverão em áreas urbanas, e cerca de 3.9 bilhões de pessoas sofrerão com a falta de água potável.

Por um lado, a globalização impedirá que os países atuem isoladamente (o que reduz o risco de conflito), mas também promoverá a expansão de moedas alternativas, o que facilita a transferência de fundos entre as jurisdições nacionais por grupos terroristas. Entre as novas armas, haverá lasers de longo alcance capazes de produzir um feixe de energia eletromagnética, ou equipamentos de radiação atômica capazes de destruir equipes inteiras e infraestruturas, ou causar danos não letais para os seres humanos.

Haverá, ainda, guerras ambientais, quando as enfermidades se espalharão para a agricultura. Os seres humanos serão contaminados através de novos insetos, híbridos de insetos e máquinas. Porém, talvez o mais surpreendente de tudo, é que as organizações criminosas vão utilizar uma grande quantidade de pequenos satélites operados por empresas privadas, ameaçando a privacidade dos indivíduos e corporações.

Cabe ainda destacar que toda esta profusão de prognósticos não surge do nada, nem da imaginação: são análises das tendências existentes nos âmbitos da tecnologia, variação climática, urbanização e gestão dos recursos naturais, em particular a água.



Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário