sábado, 20 de setembro de 2014

Descoberto monumento de pedra com 5000 anos em Israel


Localizado a cerca de 13 quilômetros a noroeste do Mar da Galileia, a estrutura é enorme - o seu volume é de cerca de 14 mil metros cúbicos e tem um comprimento de cerca de 150 metros.

Olaria escavada na estrutura aponta para as datas monumento situadas entre 3050 aC e 2650 aC, o que significa que é provavelmente mais antigo que as pirâmides do Egito. Também foi construída muito ante da construção de Stonehenge.

Os arqueólogos pensavam anteriormente que a estrutura era parte de um muro da cidade, mas o trabalho recente realizado por Ido Wachtel, da Universidade Hebraica de Jerusalém, indica que não há cidade perto e que a estrutura é um monumento de pé.

"A interpretação proposta para o sítio é que ele constituiu um marco importante na sua paisagem natural, servindo para marcar a posse e afirmar a sua autoridade e os direitos sobre os recursos naturais por uma população rural ou pastoral local", afirma Wachtel.

A forma de lua crescente da estrutura destacava na-se paisagem e pode ter tido uma importância simbólica, uma vez que o crescente lunar é um símbolo de um antigo deus da lua Mesopotâmia chamado Sin, disse Wachtel.

Uma cidade antiga chamada Bet yerah (que significa "casa do deus da lua") está localizada a apenas um dia de caminhada do monumento. Como tal, o monumento pode ter ajudado a marcar as fronteiras da cidade.

"A estimativa de dias de trabalho investido na construção do monumento situa-se entre 35.000 dias na estimativa inferior e 50.000 no estimativa superior", disse Wachtel.

Se a estimativa mais baixa estiver correta, significa que uma equipa de 200 trabalhadores antigos teria precisado de mais de cinco meses para a construção do monumento, uma tarefa que seria difícil para as pessoas que dependiam de culturas para sua subsistência.

Na época em que esse monumento foi construído, o local de Bet yerah estava localizado a apenas 29 km de distância. Bet yerah era uma grande cidade com um plano de rede e sistema de fortificação, de acordo com um estudo detalhado em 2012 no Journal of Near Eastern Archaeology.

Os seus habitantes negociaram com os primeiros reis do Egito, visto em vários artefatos, incluindo um jarro com uma inscrição hieroglífica. O nome Bet yerah indica que estava associada ao deus da lua.

No entanto, é incerto se a cidade realmente tinha esse nome há 5.000 ano. No artigo de 2012, os pesquisadores disseram que o nome "Bet yerah" foi gravado em textos rabínicos judeus com 1.500 anos de idade.

Fonte: Ciência Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário