quarta-feira, 2 de abril de 2014

Fantasmas coreanos


Mitos e lendas de fantasmas e assombrações são comuns em qualquer cultura. Descubra nesta série de posts, fantasmas coreanos. Hoje você vai conhecer os Gwishin (귀신).

Os gwishin (귀신), são as almas aprisionadas neste mundo que, por algum motivo não conseguiram deixá-lo. Geralmente são aquelas pessoas que morreram cheias de mágoa e ressentimento, vítimas de um destino injusto.

Acredita-se que elas só podem deixar a terra após conseguirem encontrar a paz. Em busca dessa paz, os gwishin assombram até conseguir a vingança, ou se livrar do ódio preso a eles.

As versões mais famosas são as femininas (tratadas na maioria dos filmes e dramas de fantasmas). Uma delas sendo os gwishin cheonyeo (처녀 귀신), fantasmas de moças virgens que vestem o sobok (소 복), roupas tradicionais de luto (parecidas com um hanbok branco), que mantém seus cabelos soltos e despenteados.

Há também versões masculinas que são chamadas de gwishin Chonggak (총각 귀신), porém não são tão populares quanto as femininas.

Essa cultura é muito forte na Coréia do Sul, tanto que todo fato que aparenta envolver fantasmas, as pessoas já acreditam ser uma gwishin cheonyeo querendo vingança.

Curiosidade: Death Bell lançado no verão de 2008 que tem no elenco Lee Beom Soo, Yoon Jung-hee, Nam Gyu-hi, além Kim Sang Beom (Kim Bum).

É um filme que se passa em uma famosa escola particular coreana de alto-nível, o título nativo do filme refere-se a “GOSA”, que são os exames interescolares importantes, onde todos os alunos são obrigados a sentar-se, sem fazer qualquer movimento desnecessário durante a prova. E claro, com uma gwishin cheonyeo assustadora que apavora a todos a cada questão que eles erram durante a prova!

Fonte: Brasilkorea
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário