quarta-feira, 9 de setembro de 2015

6 fatos bizarros que aconteceram em uma sexta-feira 13

Existe um certo medo com relação a sexta feira 13. Essa crença vem de duas lendas da mitologia nórdica e teve colaboração do cristianismo também. A primeira delas diz, que certa vez no Valhalla (A casa dos deuses), houve um banquete para 12 convidados. O espírito do mal e da discórdia chamado de Loki, apareceu na festa sem ser convidado e ainda arranjou uma confusão em que Balder, o favorito dos deuses, morreu. Após isso existia uma superstição de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa e esse número ficou para sempre marcado como símbolo de azar.

A outra lenda, diz que Friga, a deusa do amor e da beleza, foi transformada em uma bruxa e exilada no alto de uma montanha em uma sexta-feira quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Para se vingar, Friga passou a reunir-se em todas as sextas-feiras com outras 11 feiticeiras e o próprio Satanás, totalizando 13 participantes na reunião, para rogar toda ordem de pragas sobre os seres humanos. Da Escandinávia, a superstição se espalhou por toda a Europa.

O que contribuiu para que essa ideia se espalhasse rapidamente foi o fato de que na Última Ceia segundo o relato bíblico, haviam 13 pessoas na mesa, na véspera da crucificação de Cristo, que aconteceu em uma sexta-feira. Dizem ainda que no Antigo Testamento Judaico, a sexta-feira já era uma dia problemático, por que Eva teria oferecido a maçã a Adão em uma sexta, e o grande dilúvio também começou nesse dia da semana.

Conheça agora alguns fatos bizarros que ocorreram em uma sexta feira 13:

13 de janeiro de 1989: ataque de vírus de computador


O vírus de computador chamado de Sexta-Feira 13 infectou centenas de computadores IBM no Reino Unido e afetou milhares de arquivos.

13 de abril de 2029: passagem de asteroide perigoso


Esta data, ainda no futuro, marcará a passagem do Asteróide 99942 Apophis próximo da Terra. Não há risco de impacto confirmado, mas é uma rocha espacial que merece ser acompanhada de perto.

13 de outubro de 1972: acidente aéreo na Cordilheira dos Andes


Em uma sexta-feira 13, aconteceu a queda do avião da Força Aérea do Uruguai, no meio da Cordilheira dos Andes. Quarenta e cinco pessoas estavam a bordo. Apenas 16 sobreviveram (NOTA DO AM: Os sobreviventes tiveram que comer carne humana dos mortos para não morrerem de inanição). Foram necessários 75 dias até que chegasse o resgate, e as pessoas tiveram que encarar temperaturas de 30 graus negativos.

13 de dezembro de 1968: AI-5 é decretado


Durante o Regime Militar no Brasil, o Ato Institucional Nº5 (AI-5), decretado em uma sexta-feira 13, foi motivo de traumas para muitas pessoas. Por meio dele, o presidente da República ganhava amplos poderes, como fechamento do Congresso e também suprimia liberdades civis.

13 de abril de 1970: acidente com a Apollo 13 no espaço


A Apollo 13, que já havia sido batizada com o número controverso, sofreu um acidente no espaço em uma sexta-feira 13. Neste dia, no mês de abril, ocorreu uma explosão na nave. Os tripulantes tiveram que racionar o oxigênio por quatro dias e a missão rumo à Lua foi abortada. Felizmente, todos voltaram são a salvos para casa.

13 de janeiro de 1939: um dos piores incêndios florestais da história


Uma tragédia abateu a Austrália em uma sexta-feira 13 no ano de 1939. Cerca de 20 mil quilômetros quadrados de florestas foram queimados, cidades acabaram destruídas e 71 pessoas morreram.

Fonte: Fatos Desconhecidos
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...