domingo, 21 de junho de 2015

Cientistas descobrem 'primo nanico' do Tiranossauro de 200 milhões de anos



O temível Tiranossauro Rex, quem diria, possui um "primo" distante galês do tamanho de um cachorro. É o que afirmam os paleontólogos que analisam os fósseis de uma espécie inédita de dinossauro encontrada no País de Gales, datada de 200 milhões de anos, e que pode ser um dos primeiros exemplares de dinossauros do período Jurássico a andar na Terra. Descoberto na praia de Lavernock, perto de Penarth, no Vale de Glamorgan, o fóssil está sendo descrito como o "achado de uma vida".

A descoberta da criatura foi feita por Nick e Rob Hanigan, dois irmãos caçadores de fósseis, após as tempestades da primavera do ano passado. A queda de um penhasco na praia revelou vários blocos soltos de pedra contendo partes do esqueleto do animal, incluindo as suas garras e seus dentes afiados como navalhas.

Os achados estão sendo analisados por especialistas das universidades de Portsmouth e Manchester, e do Museu Nacional de Gales, que determinaram a sua idade.

— É raro encontrar esse tipo de dinossauro, e trata-se de algo inédito no País de Gales. Na verdade, é apenas o segundo dinossauro encontrado na região — afirma o professor de paleontologia da Universidade de Manchester John Nudds.

O novo dinossauro pertence à espécie dos terópodes, a mesma do Tiranossauro Rex, e que, segundo Nudds, eram "caçadores vorazes, que evoluíram rapidamente até o início do período Jurássico, mas que têm apenas alguns exemplares conhecidos em todo o mundo".

— Por isso este achado é muito animador, já que pode nos dizer muito sobre como essas espécies evoluíram — afirma Nudds.

Com cerca de 50 cm de altura, o novo dinossauro galês era pequeno e ágil, com uma longa cauda para auxiliar no seu equilíbrio. Ele viveu na região ao Sul do País de Gales, quando a região era costeira e possuía um clima ameno.

De acordo com David Martill, um dos paleontólogos da Universidade de Portsmouth que participa do estudo sobre a criatura, o fóssil foi encontrado em excelentes condições, com boa parte do seu crânio completo, com seus dentes pequenos, porém afiados e ligeiramente curvos. É possível ainda que ele fosse coberto por proto-penas, como muitos dos dinossauros terópodes.

Os pesquisadores que analisam o fóssil do animal ainda estão compondo o estudo sobre ele, que irá conter o nome da nova espécie, e deve ser finalizado nos próximos meses. Uma das sugestões feitas pelos irmãos que acharam os restos do dinossauro era "RobandNick-A-Saurus", mas ela foi recusada pelos paleontólogos.

— Escolher o nome dele é mais difícil do que foi o do meu filho — afirmou Rob Hanigan.
O fóssil será doado para o Museu Nacional de Gales pelos irmãos Hanigan, e ficará exposto no local entre 9 de junho e 6 de setembro deste ano.

Fonte: O Globo
Comentários
1 Comentários

Um comentário: