terça-feira, 30 de setembro de 2014

Escute aqui uma das músicas mais antigas do mundo. Pesquisadores encontram partitura de uma canção de mais de três mil anos


As notícias sobre o surgimento de uma gravação musical inédita, que permaneceu escondida durante anos ou décadas, ou, até mesmo o aparecimento de uma partitura oculta por séculos tornam-se insignificantes perto de uma peça musical de 3.400 anos (veja o vídeo no final do texto).

Parece impossível, mas é verdade: cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, encontraram e decodificaram um conjunto de antigos textos cuneiformes, e o resultado é a recriação de uma peça musical inédita. O corpo das tabuinhas cuneiformes anciãs, conhecido como texto léxico, foi descoberto pela primeira vez na década de 1950 na antiga cidade síria de Ugarit. Antes, não se sabia quase nada sobre a música sumério-babilônica, a não ser o tipo de instrumentos musicais utilizados, o que se deduziu a partir de imagens esculpidas e de vestígios arqueológicos encontrados. Eram completamente desconhecidas a teoria e a prática do que se considerava uma arte divina, cujo patrono era o deus Enki/Ea, que governava os reinos da magia, da arte e do artesanato.

Mas, recentemente, foi encontrada uma coleção que conta com quatro textos cuneiformes individuais e um quinto grupo de textos com uma teoria e notação musical complexas e um hino de louvor de quase 3.400 anos, ou seja, a peça completa mais antiga de música escrita já descoberta. A tábua contém a letra de um hino a Nikkal, deusa das plantações, e instruções para um cantor, acompanhadas de um sammûm de nove cordas, um tipo de harpa ou lira.

Os especialistas da Universidade da Califórnia publicaram um livro de áudio chamado “Uma Canção do Culto Hurrian da Antiga Ugarit”. Outros cientistas e artistas realizaram suas próprias versões dessa música ancestral: um convite para se envolver na atmosfera mágica que vem de um passado muito, muito distante.


Fonte: History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário