Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, revelou como os imensos dinossauros evoluíram para pássaros. Com base na árvore genealógica detalhada dos dinossauros e dos descendentes de aves, eles descobriram que os animais pré-históricos foram encolhendo durante mais de 50 milhões de anos.
Segundo eles, o ramo dos dinossauros terópodes, do qual fazem parte os tiranossauros, deu origem aos pássaros modernos, pois os terópodes eram os únicos animais que continuaram diminuindo de tamanho. O estudo foi publicado na revista "Science".
De acordo com o principal autor do estudo e professor da Universidade da Escola de Ciências da Terra e do Ambiente de Adelaide e do Museu do Sul da Austrália, Michael Lee, as aves são resultado dos dinossauros que diminuíram de tamanho ao longo dos anos.
"Ser menor e mais leve numa terra com animais gigantes, tendo rápida capacidade de evolução e adaptações anatômicas, fez com que essas aves ancestrais tivessem mais oportunidades de sobreviver, já que tinham como subir em árvores, deslizar e voar. Esta flexibilidade evolutiva ajudou as aves a sobreviver ao impacto dos meteoritos que mataram todos os dinossauros", afirma Lee.
"Essas aves ancestrais também evoluíram com novas adaptações, como penas e asas, quatro vezes mais rápido que outros dinossauros", afirma Darren Naish, coautor do estudo e paleontólogo da universidade.
Gareth Dyke, outro coautor do estudo e professor de paleontologia de vertebrados da Universidade de Southampton, acrescenta: "Os dinossauros que tinham relações mais estritas com as aves são todos pequenos, e muitos deles - como o microraptor - tinham alguma capacidade de subir e deslizar ", destaca.
O estudo examinou mais de 1.500 traços anatômicos de dinossauros para reconstruir a árvore genealógica do animal pré-histórico. Os pesquisadores usaram modelos matemáticos sofisticados para rastrear a evolução e adaptações do tamanho dos animais ao longo do tempo.
Os paleontólogos concluíram que os dinossauros que viraram aves eram evolutivos de outras linhagens. "Os dinossauros evoluíram e diminuíram de tamanho, sobrevivendo onde seus parentes maiores não podiam", finaliza Lee.
A equipe internacional também incluiu Andrea Cau, da Universidade de Bolonha e do Museu Geológico Giovanni Capellini.
Fonte: UOL