sábado, 23 de agosto de 2014

Alinhamento de Júpiter e Vênus é confundido com aparição de OVNIs


A conjunção mais próxima entre Vênus e Júpiter desde 2000, na noite desta segunda-feira (18), confundiu muita gente. Visível a olho nu, os dois pontos brilhantes no céu fizeram com que muitos relatassem a aparição de objetos voadores não identificados, os OVNIs.

A visão da chamada "estrela dupla" foi criada pelo alinhamento quase completo dos dois planetas. A conjunção está entre os destaque do calendário de astronomia deste ano.

"Eles parecem tão próximos que proporcionam uma visão incrível", afirmou Robin Scagell, vice-presidente da Sociedade para Astronomia Popular.

"Com certeza, muita gente pode confundir a conjunção com uma aparição de OVNIs, especialmente porque eles aparecem muito baixos no nosso campo de visão", explicou o especialista. Segundo ele, esse efeito é causado pela distorção da atmosfera.

Embora os dois planetas pareçam muito próximos, na verdade estão a milhares de milhões de quilômetros um do outro.

Vênus e Júpiter emparelham uma vez ao ano, em media, mas suas conjunções variam em separação e visibilidade. Algumas vezes só é possível vê-las com equipamento especial em observatórios –especialmente quando ocorrem durante a luz do dia.

A próxima conjunção entre os dois planetas deve ocorrer em 30 de junho de 2015, mas não com essa proximidade enxergada na segunda-feira.

Durante a conjunção de Agosto, Vênus aparece seis vezes mais brilhante do que Júpiter, mesmo que seu diâmetro seja menor do que um décimo do outro planeta, que tem 86.881 milhas.

Isso acontece porque Vênus está muito mais próximo da Terra e também do Sol, o que faz com que suas nuvens brilhem com maior intensidade.

Fonte: UOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário