terça-feira, 8 de julho de 2014

A Agonia de Doha - Iraque x Japão - Eliminatórias para a Copa de 1994

Publiquei essa postagem originalmente no Futebol Nostálgico, mas creio que há espaço para ela aqui no AM dada a dramaticidade da situação.



A fase final das eliminatórias asiáticas para a Copa do Mundo de 1994 reuniu em um grupo final, além de Iraque e Japão, as seleções da Coreia do Sul, Arábia Saudita, Irã e Coreia do Norte. Sauditas, sul-coreanos, iranianos e japoneses eram os favoritos à vaga, com os iraquianos e norte-coreanos correndo por fora na disputa por duas vagas no Mundial da Ásia. Todas as partidas da fase final foram realizadas em Doha, Qatar.

Dia 28 de outubro de 1993, Al-Ahly Stadium. Em campo Iraque e Japão, que via o futebol crescendo no país após a instituição da J-League.

Era a última rodada e o Japão liderava o grupo final com a Arábia Saudita em segundo. Em terceiro e colada nos dois primeiros, a Coreia do Sul. Expectativa crescente para a primeira participação japonesa em copas, já que uma vitória simples garantiria a classificação.

Logo no início o Japão abre o placar. A equipe dominou a partida no decorrer da primeira etapa. Depois do intervalo, o Iraque voltou mais forte e empatou aos dez minutos do segundo tempo. O Japão, contudo, conseguiu reassumir a liderança 14 minutos depois com um gol.

O Iraque persistiu e, já nos acréscimos, Ala Kadhim cruzou na área para Jaffar Salman, que marcou de cabeça. Na memória ficou a triste cena de alguns jogadores japoneses se jogando ao chão após o empate.

Simultaneamente, em outros estádios, a Coreia do Sul vencia a Coreia do Norte por 3 a 0 e a Arábia Saudita o Irã por 4 a 3. Coreia do Sul e Arábia Saudita classificadas, com o Japão empatado em pontos com os coreanos, mas perdendo no saldo.



Minutos finais da partida


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...