Foi durante as compras no supermercado que o agente de turismo Alessandro Catenaci se deparou com o formato que buscava para seu negócio: uma lata de sardinha. Ele é dono da empresa Lata de Ar, que fabrica latas com o “ar” de cidades brasileiras para serem vendidas como souvenir.
Catenaci é dono de uma agência de turismo em Curitiba e encontrou um souvenir semelhante quando visitou Paris há 20 anos: uma lata de achocolatado com “ar de Paris”. Ele até trouxe para o Brasil dez latas, mas como o rótulo era de papel, o material acabou se desgastando.
A ideia ficou na cabeça de Catenaci por anos até que ele resolveu investir no conceito com a proximidade da Copa do Mundo no Brasil. Em busca de um formato viável e criativo para o conceito, ele encontrou a lata de sardinha. As primeiras 3 mil latas com desenhos de Curitiba exigiram investimento de R$ 15 mil.
O produto faz parte do projeto Sou Curitiba do Sebrae e começou a ser vendido em outubro do ano passado. Com o sucesso, o empresário investiu, em março, em outros cinco modelos: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Brasil.
No verso das latas, o empresário brinca com a composição do ar dos lugares. No caso do Brasil, por exemplo, o ar leva em sua composição: samba, futebol, carnaval, axé, Amazônia, bossa nova, Copacabana e Cristo Redentor.
Até agora, foram fabricadas 35 mil latinhas. O negócio vende 2 mil latas por mês em Curitiba. Se o Se o resultado se repetir nas outras cinco latas, a previsão é de um faturamento mensal de R$ 120 mil. Cada lata tem o preço sugerido de R$ 10 e são vendidas em 55 pontos de venda no Brasil e na loja virtual da empresa.
“As latas não foram feitas exclusivamente para a Copa. A Copa foi uma oportunidade para começar e a ideia é continuar com o negócio depois da Copa”, conta Catenaci, que já planeja latas com o ar de Camboriú, Florianópolis, Natal, Fortaleza e Brasília. Também está em fase de teste uma versão da lata que pode ser utilizado como imã de geladeira.
Fonte: Estadão