sábado, 11 de janeiro de 2014

Pesquisadores descobrem documento matemático mais antigo da China


Um grupo de especialistas anunciou nesta terça-feira o descobrimento do documento matemático mais antigo já encontrado no país, com mais de 2.200 anos de antiguidade, informou a agência oficial "Xinhua".

Trata-se de inscrições em tabuletas de bambu, da época dos Reinos Combatentes (475-221 AC), nas quais se explicam métodos de multiplicação de números menores a 100 e também frações, destacou o historiador Li Xueqin, especialista em documentos antigos da Universidade de Tsinghua, em Pequim.

O documento é o único que foi encontrado sobre ciências exatas antes da primeira dinastia histórica chinesa, a Qin (221-206 AC), explicou por sua vez o diretor da Sociedade Chinesa para a História Matemática, Guo Shuchun.

O saber ensinado nas tabuletas "é muito avançado para seu tempo, e é uma grande descoberta para a história matemática chinesa e mundial", acrescentou Guo.

O documento foi descoberto em uma coleção de 2.500 tábuas de bambu (suporte de escritura muito comum na China antes da invenção do papel, pela mesma civilização) que a Universidade de Tsinghua adquiriu em julho de 2008, depois que esses documentos foram retirados ilegalmente do país.



Fonte: Yahoo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...