terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ONG acusa frota japonesa de abater ilegalmente baleias na Antártica


Militantes do braço australiano da ONG Sea Shepherd denunciaram uma frota de navios japoneses que teria abatido baleias em um santuário no oceano Antártico. A entidade relatou que ao menos cinco barcos foram flagrados realizando a prática ilegal.

Em imagens divulgadas pela ONG, aparecem três animais mortos no convés do navio Nisshin Maru. Uma quarta baleia estava sendo abatida quando um helicóptero com ambientalistas sobrevoou a região.

"Há três cadávares no navio e um quarto de carcaça foi cortado. Há sangue por todo o lado e miudezas e vísceras dos animais foram despejados no oceano", declarou o presidente da Sea Shepherd Austrália, Bob Brown, à AFP.

"Isso é uma cena sangrenta horrível, medieval, que não tem lugar no mundo moderno. É uma violência em massa contra baleias, usando arpões com pontas de granadas para pegá-las. Faremos tudo que pudermos para evitar pacificamente essa destruição grotesca e cruel", completou Brown, que pede às autoridades mundiais que formalmente se oponham à prática que ocorre no Japão.

Em 2013, a Austrália acionou o Japão no Tribunal Internacional de Haia por considerador ilegal seu programa de caça a baleias com a justificativa de pesquisa.

Bob Barker, capitão de um navio da Sea Shepherd que participou do flagrante, disse que o Japão mostra "flagrante desrespeito pelo direito internacional, continuando a sua caça de baleias ilegal , enquanto o mundo aguarda pacientemente a decisão do Tribunal Internacional de Justiça".

Em 2010, um navio da Sea Shepherd, o Ady Gil 2010, naufragou após confronto em alto-mar com embarcações baleeiras japonesas.

Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário