quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

EUA: um terço não acredita na Teoria da Evolução


Pelo menos um terço dos americanos rejeita a Teoria da Evolução e acredita que os humanos "existiram em sua presente forma desde o início dos tempos", revela a pesquisa do Pew Research Center divulgada na segunda-feira.

Cerca de 25% dos americanos acreditam que a Evolução foi guiada por Deus, enquanto apenas 32% dos entrevistados acreditam que a Evolução se deve a "processos naturais, entre eles a seleção natural", informou o Pew Research Center.

Em termos gerais, a presente sondagem apresenta pouca diferença em relação à pesquisa similar feita em 2009, mas, desta vez, o Pew encontrou uma ampla distância nas fileiras partidárias.

Em 2009, 54% dos republicanos, e 64% dos democratas disseram acreditar na Evolução. Essa diferença de dez pontos mais do que dobrou na última e mais recente enquete. Agora, apenas 43% dos republicanos contra 67% dos democratas acreditam que a raça humana evoluiu com o passar do tempo.

As visões dos entrevistados que se identificaram como independentes se manteve, com 65% acreditando no evolucionismo.

A Evolução se tornou uma acalorada questão política nos Estados Unidos, com as aulas de Ciência se transformando em campos de batalha entre os defensores do ensino não religioso nas escolas públicas e os conservadores cristãos que pressionam pela adoção de um currículo que inclua o criacionismo, ou o "desígnio inteligente".

De acordo com o Pew, diferenças na composição racial, étnica e religiosa dos democratas e republicanos entrevistados "não explica completamente as diferenças partidárias nas crenças sobre a Evolução".

"De fato, as diferenças partidárias continuam, mesmo levando-se essas outras características em consideração", acrescentou o instituto, que encontrou, porém, grandes diferenças entre os grupos religiosos.

Pelo menos dois terços dos protestantes evangélicos brancos acreditam que Deus criou os humanos em sua presente forma, enquanto 78% da maioria protestante branca acredita na Evolução. Metade dos protestantes negros acredita que Deus criou o Homem como ele é hoje.

Quase sete em cada dez católicos brancos não-hispânicos e 53% dos católicos hispânicos acreditam na Evolução.

Três em cada quatro entrevistados que não professam uma religião acreditam na Evolução, e apenas 13% deles vê a Evolução sendo guiada por um "ser supremo".

Para essa pesquisa, 1.983 pessoas foram entrevistadas por telefone entre 21 de março e 8 de abril deste ano. A margem de erro é de 3%.

Fonte: Band
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário