domingo, 19 de janeiro de 2014

Estudo diz que lobos não são os verdadeiros ancestrais dos cães



Cães e lobos evoluíram de um ancestral comum, entre 11 e 34 mil anos atrás, de acordo com uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Os cientistas constataram que parte da coincidência genética observada entre alguns cães e lobos modernos é o resultado do cruzamento após a domesticação de cães e não de uma linha direta de descendência.

O trabalho reflete uma origem mais complexa dos cachorros do que aquilo que a história popular sentenciou.

Por muito tempo acreditou-se que camponeses antigos adotaram dóceis e amigáveis lobos, que mais tarde se tornaram nossos companheiros caninos modernos.

Ao invés disso, os primeiros cães podem ter vivido nas sociedades dos caçadores-coletores e se adaptado à vida agrícola posteriormente, de acordo com o estudo - que foi publicado na revista “PLoS Genetics”.

Os pesquisadores disseram que, independente da origem geográfica, os cães são mais estreitamente relacionados entre si do que com os lobos, e que eles não descendem de uma única linha dos animais uivadores.

John Novembre, professor do Departamento de Genética Humana da universidade, apontou ao jornal britânico Daily Mail que não há evidências claras em favor de um modelo regional ou de uma única origem de um dos lobos.

A equipe de cientistas sequenciou os genomas de três lobos cinzentos - um chinês, outro croata e o terceiro de Israel - para representar as três regiões onde se acreditava que o animal tinha origem. Duas raças diferentes de cães também foram avaliadas: um Basenji e um Dingo.

A análise mostrou que as raças de cães foram mais estreitamente relacionadas entre si. Da mesma forma, os três lobos de cada área geográfica apresentaram relações genéticas em comum, e não com os cães.

Segundo Novembre, o trabalho indicou que em vez de três cães sendo intimamente relacionados com uma das linhagens de lobo eles parecem ter descendido de um ancestral mais velho comum. O estudo, segundo o cientista, mostra o como foi complexo o início da domesticação dos lobos.

- Agora temos uma imagem muito mais detalhada do que existia antes, e é um retrato surpreendente - disse.

Fonte: O Globo Online
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário