segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Corrida Espacial: Houve um vencedor?

Constantemente somos bombardeados com mídias que querem enfiar goela abaixo que pelo fato dos Estados Unidos terem conseguido levar o Homem à Lua, são os vencedores da corrida espacial.

A bem da verdade, é importante salientar que a ida do Homem à Lua é apenas um dos marcos da exploração espacial e que não apenas estadunidenses e soviéticos foram preponderantes para a conquista do espaço, mas os alemães também tiveram papel crucial com o aperfeiçoamento dos foguetes para fins militares.

Mas é senso comum, sobretudo devido a Guerra Fria, que Estados Unidos e União Soviética foram os grandes rivais nesta corrida. De fato, após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra, as grandes mentes alemãs que contribuiam para a tecnologia espacial migraram para os EUA e URSS dando prosseguimento aos seus trabalhos.

Impulsionado por intenções militares, a segunda metade do século XX viu EUA e URSS se digladiando por um lugar entre as estrelas. Neste ponto é importante salientar que apesar dos estadunidenses terem colocado o primeiro homem na Lua, os vermelhos se sobressairam em quase todos os outros marcos. Vou listar alguns abaixo:


1947 - Primeiros animais no espaço (moscas de frutas) - EUA.

1957 - Primeiro satélite artifical e primeiro sinal enviado do espaço (Sputnik 1) - URSS.

Sputnik 1

1957 - Primeiro mamífero no espaço, primeiro animal em órbita (Cadela Laika) (Sputnik 2) - URSS.

1958 - Primeiro satélite mantido por energia solar (Vanguard 1) - EUA.

1959 - Primeira ignição de um foguete em órbita, primeira saída da velocidade de escape da Terra e primeiro objeto feito pelo homem em órbita heliocêntrica (Luna 1) - URSS.

1959 - Primeiro impacto em outro mundo (na Lua) (Luna 2) - URSS.

1961 - Primeiro lançamento em órbita, primeira correção de curso no espaço e primeira estabilização de giro (Venera 1) - URSS.

1961 - Primeiro vôo espacial tripulado (Yuri Gagarin); Primeio homem em vôo orbital (Vostok 1) - URSS. Neste mesmo ano, diante do feito soviético, o presidente Kennedy, numa clara manobra política, assume o compromisso de levar o Homem à Lua até o final da década. 

Yuri Gagarin

1962 - Primeiro observatório solar orbital (OSO 1) - EUA

1962 - Primeiro sobrevôo planetário (Aproximação de Vênus à 34.773 km) (Mariner 2) - EUA.

1964 - Primeira multi-tripulação (três membros) (Voskhod 1) - URSS.

1965 - Primeira atividade extra-veicular (Voskhod 2) - URSS.

1966 - Primeiro pouso em outro mundo (na Lua); Primeiras fotos de outro mundo (Luna 6) - URSS.

1966 - Primeiro impacto em outro planeta (Vênus) (Venera 3) - URSS.

1966 - Primeira manobra de aproximação com atracação (Gemini 8) - EUA.

1966 - Primeiro satélite artificial em órbita de outro mundo (na Lua) (Luna 10) - URSS.

1968 - Primeira órbita tripulada de outro corpo celestial (Lua) (Apollo 8) - EUA.

1969 - Primeiros humanos na Lua e primeiro lançamento a partir de um corpo celestial (Apollo 11) - EUA.

Neil Armstrong

1986 - Primeira pesquisa consistente numa estação espacial habitada (Mir) - URSS.

Estação Espacial Mir

Vendo a cronologia acima fica claro duas coisas. A primeira é que ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, a União Soviética mostrou superioridade técnica em quase todos os quesitos. A segunda é que ao compararmos as missões lunares de ambos os países, nota-se uma clara tendência. Para os soviéticos a exploração da Lua era importante, contudo eles não tinham interesse de fazê-la com humanos, mas com sondas. Isso joga por terra a idéia de que os estadunidenses ganharam a corrida espacial devido ao fato de terem levado o Homem à Lua.

Percebe-se que os soviéticos tinham como prioridade manter o Homem no espaço realizando atividades por um tempo maior, através de uma estação espacial tripulada, do que simplesmente levá-lo até a Lua e trazê-lo de volta. Esse objetivo fica claro quando observamos as metas das missões Sputinik 2, Venera 1, Vostok 1, Voskhod 1 e Voskhod 2. E esse objetivo foi atingido, vide a Estação Mir, que por anos serviu à Ciência.

Analisemos: Os EUA levaram o primeiro humano à Lua, mostrando ser possível missões tripuladas a outros mundos, mas nunca conseguiram instalar sua estação espacial Freedom e fracassaram com a Skylab, algo que os soviéticos conseguiram, com a Mir. Por outro lado, os soviéticos nunca levaram humanos na Lua, mesmo porque sua intenção era explorar nosso satélite através de sondas.

Mediante a isso, pode-se dizer que há um vencedor? Sim! Nem Estados Unidos e nem União Soviética, quem venceu foi a humanidade, com avanços tecnológicos soberbos em um curto espaço de tempo. Imaginem se tivesse havido uma maior colaboração entre eles...

Artigo original. Sua reprodução é livre desde que seja incluída a fonte.
Lei n.º 9.610/98.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...