sábado, 21 de dezembro de 2013

Restos de aeronave e piloto alemão são encontrados na França


O incidente aconteceu na primavera de 1943. O mundo estava em guerra e a França ocupada pela Alemanha. Na Normandia, num dia de primavera, um Focke-Wulf Fw 190 enterrou o nariz no chão entre Yport e Froberville, perto de Fécamp, desaparecendo. Até agora.

Os restos da aeronave e de seu piloto foram finalmente encontrados em setembro desse ano.

Dezenas de especialistas em história da aviação, arqueologistas britânicos e franceses, tomaram parte na operação, que recebeu o apoio de uma escavadeira. Tudo foi baseado em evidências indiretas vindas de duas pessoas que lembravam-se de ter visto a queda da aeronave durante a guerra. Não foi visto paraquedas e os alemães rapidamente concluíram a investigação do caso.

Laurent Viton, um entusiasta da aviação, disse que os destroços foram encontrados a mais de três metros de profundidade usando-se um magnetômetro. Uma vez localizados, os destroços da aeronave mostraram que o canopy ainda estava intacto, indicando que o piloto não havia saltado. Então, os restos do piloto foram descobertos. Mas sem documentação e com apenas alguns ossos, qualquer identificação parece improvável.

“É uma satisfação comprovar que essa história realmente ocorreu e que o trabalho de resgate da memória não foi em vão. Mas temos que admitir que gostaríamos muito de identificar este piloto e eventualmente notificar a família”, confessou Viton, um pouco desapontado.

Os restos mortais do piloto serão enterrados no cemitério militar alemão de La Cambe, na Normandia.

Fonte: Sala de Guerra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário