domingo, 8 de dezembro de 2013

Fóssil de dinossauro bebê é encontrado intacto

Em um dia como outro qualquer, há cerca de 70 milhões de anos, um filhote de Chasmossauro entrava em um rio onde hoje é o Canadá.

O rio não existe mais. Mas naquela época, o bebê de apenas 3 anos foi pego pela correnteza e morreu afogado. Seu corpo ficou preservado nos sedimentos do rio ao longo de todas essas eras, e foi desenterrado por Phillip Currie, da Universidade de Alberta.

O fato de ter ficado submerso permitiu que o corpo do pequeno réptil ficasse conservado em ótimas condições. Se tivesse morrido em terra, ele provavelmente teria sido comido por algum outro animal ou acabaria se deteriorando.

É muito raro encontrar fósseis tão bem preservados, que dirá de filhotes. Para se ter uma ideia, os cientistas encontraram impressões até mesmo da pele do dinossauro na rocha em que ele estava envolto.

Este esqueleto de filhote foi o primeiro da espécie a ser descoberto, e deve ajudar os pesquisadores a entenderem melhor seu crescimento. O dinossaurinho media 1,5 metro, os adultos chegavam a medir até 5 metros.


Fonte: Galileu
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário