quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Arqueólogos encontram escultura do século 1 em Londres

Uma equipe de arqueólogos britânicos descobriu uma importante escultura romana do século 1 em Londres, uma das mais preservadas desta época.

A escultura, de uma águia segurando uma cobra com o bico, foi encontrada no centro financeiro da capital britânica em um canteiro de obras onde deveria ser construído um hotel de 16 andares.

Segundo os especialistas se trata de uma das esculturas "mais finas e preciosas do período romano-britânico" jamais encontrada em Londres.

A peça data do século 1 ou 2 e foi realizada em pedra típica da região de Cotswolds, no sudoeste da Inglaterra.

Os arqueólogos também desenterraram a base de um mausoléu romano, onde originalmente estava a escultura da águia.

A peça "estava coberta de lodo e era irreconhecível" quando foi encontrada em setembro, levou várias semanas para que os especialistas pudessem identificá-la, principalmente graças a fotografias e documentação de arquivo.

A obra estava em ótimas condições a ponto dos arqueólogos duvidaram que tivesse mais de 1900 anos, informou o professor Martin Henig, um especialista em esculturas anglo-romanas.

Henig acrescentou que a obra "é uma das mais importantes e finas desta época encontrada em Londres".

A escultura será exposta por seis meses no Museu de Londres.

Por sua vez, Michael Marshall, que participou da equipe de arqueólogos, indicou que o achado permitirá entender "como os cemitérios e tumbas que se encontravam nas ruas da antiga Londinium eram enfeitadas com esculturas e relevos deste tipo".



Fonte: UOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário