sábado, 31 de agosto de 2013

Peru: arqueólogos encontram cabeças de pedra com mais de 2 mil anos

As cabeças esculpidas no período pré-inca pesam em média 250 quilos. Os objetos foram encontrados durante escavações no norte do Peru.

Uma equipe de pesquisadores descobriu um complexo arqueológico em Chavín de Huántar, no norte do Peru.

No local, foram encontradas peças esculpidas em forma de cabeças, feitas em pedra, do período pré-inca. A estimativa é que as obras de arte tenham mais de 2 mil anos.

O chefe do grupo de pesquisadores, o arqueólogo americano, John Rick, disse na terça-feira que as peças têm formato humano, mas são semelhantes também a alguns animais.

As peças em pedra foram localizadas quando os pesquisadores faziam escavações na região. As cabeças esculpidas têm 39 centímetros de largura e 43 de altura e pesam, em média, 250 quilos. Rick disse que pela expressão nas esculturas, as faces parecem estar soprando ou assobiando.

Segundo o arqueólogo, as cabeças em pedra eram colocadas em cima das fachadas, em locais elevados.

De acordo com ele, havia centenas dessas peças. Pelos estudos do período pré-inca, havia crenças na evolução do animal para o homem, daí a avaliação do pesquisador de que há traços de animais mesclados com humanos.

Desde 2004, a organização norte-americana Global Heritage Fund, a Universidade de Stanford e a companhia mineradora Antamina financiam projetos de investigações arqueológicas e de conservação em Chavín de Huántar.


Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...