terça-feira, 6 de agosto de 2013

Pentagrama gigante no Cazaquistão desperta teorias de 'satanismo'

Um pentagrama gigante no norte do Cazaquistão despertou teorias da conspiração, majoritariamente de "satanismo" e "adoração do diabo", após ser registrado por satélite. A imagem do desenho, que tem cerca de 365 metros de diâmetro, pode ser vista no Google Maps.

De acordo com reportagem publicada nesta segunda-feira (5) no site do "Daily News", a estrela fica num antigo acampamento de verão da era soviética que não chegou a ser concluído. "É o esboço de um parque feito na forma de estrela", teria afirmado a arqueóloga Emma Usmanova à rede de TV NBC.

O texto informa que, embora o desenho possa parecer intrigante, as estrelas eram "amplamente utilizadas para 'decorar' o Cazaquistão e outros locais durante o regime soviético". A despeito disso, "teóricos da conspiração" têm utilizado o YouTube para postar vídeos dizendo que se trata de um "símbolo diabólico".

"Nossa! Um pentagrama demoníaco enorme no Cazaquiestão está no Google Maps!", observou um usuário que publicou um vídeo em julho. Um outro comentou neste sábado (3): "O pentagram é um símbolo de Baphomet. Baphomet está associado ao satanismo. E a Igreja de Satanás adotou o pentagrama invertido como seu símbolo – Satanás é o mal".

Uma última postagem, entretanto, argumenta em favor de outra "teoria". Publicada no dia seguinte, diz: "O que há de tão 'demoníaco' nisto? Culturas antigas usavam este símbolo para ter sorte e protecção, muito antes de qualquer ter ouvido qualquer coisa sobre satã, demônio ou Lúcifer. Não tem nada a ver com o demônio, na verdade os pagãos (qualquer um que seja judeu ou cristão) usava [o pentagrama] como defesa contra todos os tipos de mal".


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário