quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Mítica Tumba da Osíris é descoberta por arqueólogos






Quem gosta de mitologia e das histórias de deusas e deuses egípcios vai adorar essa notícia: arqueólogos descobriram uma antiga tumba que foi totalmente projetada segundo o modelo da Tumba Mística de Osíris, que é descrita pelo lore egípcio na necrópole de Sheikh Abd el-Qurna, na Cisjordância. O lugar causa extrema fascinação.

Toda a tumba é projetada de modo que se tenha acesso a diversas câmaras secretas. Em uma delas, é possível encontrar demônios segurando armas brancas. Segundo a doutora Maria Álvarez Milagros Sosa, líder da equipe espanhol-italiana que descobriu o túmulo, os monstros estão ali para proteger o corpo da pessoa falecida.


A arquitetura do sepulcro

Logo na entrada do túmulo, existe uma capela abobadada na qual a divindade Osiris está sentada, ficando bem de frente a uma escada com um eixo de 9 metros. Descendo os degraus, a pessoa terá acesso a outro anexo que abaixa mais 6 metros e dá acesso a outras duas salas, em um complexo labirinto de espaços.

Então, é possível adentrar na sala funerária onde os demônios seguram facas. Esse anexo fica bem a oeste da capela central e está conectado a um cabo de 7 metros em frente a uma sala vazia. Descendo mais um pouco a partir dessa câmara, existem mais dois quartos que estão cheios de entulhos e detritos e não é possível saber, até o momento, o que tem por baixo disso tudo.


A importância do túmulo

Segundo Sosa, em entrevista para a agência de notícias espanhola EFE, esse é um túmulo de grande importância para a história. A Tomb Kampp - 327 já foi catalogada por Philippe Virey em 1887 e só no século 20 é que houve algumas tentativas de se desenhar a estrutura de todo esse complexo, mas nunca havia sido publicado até então.

Ela também disse que toda a equipe vai começar a explorar e descobrir mais coisas sobre as câmaras durante a próxima campanha arqueológica, que deve acontecer no outono de 2015. Até lá, curiosos e interessados devem aguardar, ansiosos, mais informações e notícias sobre a famosa tumba de Osíris.


Mas, afinal, quem foi Osíris?

Se você não sabe quem foi Osíris, nós explicamos um pouquinho mais: trata-se de um deus da mitologia egípcia que representa a vida após a morte.

Quando alguém falecia, era ele quem fazia o julgamento na "Sala das Duas Verdades", escolhendo se a alma iria para o paraíso ou para algum lugar mais sombrio.

Osíris era marido de Ísis e pai de Hórus. Ele também era tido como a encarnação das forças da terra e das plantas, sendo o protetor da agricultura. Muitos templos foram dedicados a esse deus por todo o Antigo Egito, onde era uma das divindades mais populares. Ainda hoje é uma das histórias mais conhecidas por quem gosta do assunto.

Fonte: Megacurioso
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...