sábado, 31 de agosto de 2013

Bunistegos, o réptil que dominava o planeta antes dos dinossauros

Há mais de 250 milhões de anos, pouco antes do surgimento dos primeiros dinossauros, um réptil chamado Bunostegos dominava grande parte da Terra.

A sua aparência imponente devia causar impacto na paisagem desértica da Pangeia central (o supercontinente anterior à ruptura que gerou as divisões continentais atuais). Hoje, o seu território ocuparia o norte do Níger.

“Imagine um réptil herbívoro do tamanho de uma vaca, com um crânio encaroçado e uma carapaça óssea no dorso”, descreveu a investigadora-chefe do estudo, Linda Tsuji, da Universidade de Washington, num comunicado à imprensa.

Batizado com um nome bastante pertinente – Bunostegos significa “teto saliente” –, esse curioso animal pré-histórico era um pareiassauro, um enorme réptil herbívoro, comum em toda a Pangeia. A maioria dos répteis desse período possuía saliências ósseas no crânio, mas não se comparam à do Bunostegos.

Como o Bunostegos tem características semelhantes às de répteis ainda mais antigos, os investigadores acreditam que uma população isolada tenha persistido no supercontinente durante milhões de anos.

“O nosso trabalho sustenta a teoria de que a Pangeia central era climaticamente isolada, permitindo que uma fauna singular sobrevivesse até o fim do Permiano”, afirmou o co-autor do estudo, Christian Sidor. “Isso é surpreendente porque as amostras de fósseis de animais encontrados fora da região central da Pangeia mostram um intercâmbio regular de espécies, anterior à era dos dinossauros”.

“As investigações nessas bacias menos conhecidas são extremamente importantes para uma interpretação significativa do registo fóssil do Permiano. A nossa compreensão desse período e da extinção em massa que marcou seu encerramento depende da descoberta de mais fósseis como o bizarro Bunostegos”, afirmou o paleontologista Gabe Bever, que não participou do estudo.

Apesar da popularidade da extinção em massa que varreu os dinossauros da face da Terra, Bever refere-se a outra extinção, que abriu caminho para que os primeiros dinossauros dominassem o planeta.

O Bunostegos é a prova de que animais enormes já existiam antes do surgimento do tiranossauro rex e de outros dinossauros. Ao que parece, eles precisavam de ser muito resistentes para sobreviver em num ambiente tão hostil.


Fonte: I Love Animais.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário