segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Nova tarântula recebe nome do cantor Johnny Cash


Cientistas que rastreiam os campos Folsom, na Califórnia, descobriram um novo tipo de tarântula preta que chamaram de Johnny Cash, em homenagem ao músico norte-americano que fez uma série de apresentações na prisão de Folsom.

A criatura de oito patas chamada 'Aphonopelma johnnycashi' é totalmente preta, assim como o guarda-roupas de Cash quando rasgava seu violão e cantava músicas como "The Man in Black" e "Folsom Prison Blues" com sua voz de barítono.

"Sou um grande fã do Johnny Cash", disse Chris Hamilton, principal autor do estudo publicado na revista especializada ZooKeys, onde a tarântula é identificada como uma das 14 novas espécies de aracnídeos descobertas no sudoeste dos Estados Unidos.

"Mas não fiz esta descoberta buscando algo para batizar em homenagem a ele", brincou em entrevista à AFP.

Hamilton e outros pesquisadores da Auburn University e do Millsaps College queriam examinar de perto todas as tarântulas ao longo do sul dos Estados Unidos, a oeste do rio Mississippi.

Após uma década de buscas, conseguiram cerca de 3.000 espécies em diferentes estados.

E encontraram que a tarântula Johnny Cash está amplamente difundida, mas até agora era considerada de outra espécie, a 'A. iodius'.

"Quando começamos a levantar espécies (...) e olhar de perto sua morfologia, DNA e variáveis ecológicas, vimos que estas tarântulas eram únicas e mereciam pertencer a uma espécie separada".

A cor preta dos machos, somada à localização da aranha em Folsom, California - onde está a penitenciária onde Cash fez diversos shows para os presos, em 1968 - "fez com que seu nome me viesse à cabeça. Era o mais apropriado", disse Hamilton.

Hamilton e sua equipe garantem que há 29 tarântulas do gênero 'Aphonopelma', 14 das quais são novas para a ciência.

As tarântulas não têm uma aparência muito amigável, mas os especialistas afirmam que quase nunca mordem e que seu veneno não é perigoso para os seres humanos.

Fonte: Yahoo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário