domingo, 3 de janeiro de 2016

Ama-de-leite de Tutankhamon pode ser, afinal, irmã do faraó




Depois de ter sido descoberto o túmulo da ama-de-leite de Tutankhamon, Maia, em 1996, foi revelado agora que esta pode ser, afinal, irmã ou meia-irmã do famoso faraó.

Em 1996 foi descoberto, por Alain Zivie, o túmulo da alegada ama-de-leite (mulher que amamenta o filho de outra mulher) do faraó Tutankhamon.

A múmia de Maia foi encontrada em Saqqara a 20 km da capital egípcia, Cairo. Zivie abriu agora o espaço aos jornalistas para anunciar que o local das escavações vai ser aberto ao público no próximo mês. E para revelar o que pode revelar-se mais uma descoberta surpreendente.

Como conta o The Guardian, a mulher que amamentou o histórico faraó podia ser, afinal, irmã. Para se perceber esta nova descoberta há que recuar a 1922, altura em que o britânico Howard Carter encontrou o túmulo da mãe de Maia.

Para além disso, alguns testes de DNA provaram que o pai de Tutankhamon era o faraó Akhenaton, mas a identidade da mãe ficou sempre envolta em mistério, descartando-se apenas a hipótese de ter sido a rainha egípcia Nefertiti. Mas agora Zivie diz que “Maia é a princesa Meritaton, irmã ou meia-irmã de Tutankhamon e filha de Akhenaton e Nefertiti”.

Para chegar a esta conclusão o francês partiu das esculturas de Tutankhamon e de Maia nas paredes do túmulo desta: “O que é extraordinário é que eles eram muito semelhantes. Eles têm o mesmo queixo, olhos, traços de família”.

Ou seja, o diretor da Missão Arqueológica francesa de Bubasteion explica que as “esculturas mostram Maia sentada no trono real e com ele (Tutankhamon) sentado ao colo”. E no túmulo de Akhenaton estavam presentes imagens semelhantes.

Para além disso, nas paredes do local onde o pai de Tutankhamon está enterrado foram também encontradas imagens representando a morte da princesa Meritaton, filha de Akhenaton e Nefertiti: “Nestas cenas há uma mulher que está a amamentar um bebê, e esta mulher, representada como ama-de-leite, é a princesa Meritaton, a filha mais velha de Akhenaton”.

Apesar de tudo a mãe de Meritaton, ou Maia, ainda não foi encontrada, mas alguns especialistas colocam a hipótese que os seus restos mortais possam estar numa câmara secreta no túmulo de Tutankhamon.

Fonte: Observador
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário