terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Rara esfinge de mármore é desenterrada no noroeste da China


Uma rara e bem preservada escultura de esfinge em mármore foi desenterrada de um túmulo no noroeste da China, que data de mais de mil anos, disseram na terça-feira arqueólogos chineses.

A estátua esculpida delicadamente mede 36 centímetros de altura e 21 centímetros de espessura, com uma base de 13 centímetros de largura, tendo uma cara de homem com saliência na cabeça, e corpo de um leão sentado.

A estátua foi escavada em novembro junto com oito esculturas de guerreiros, cavalos, camelos e leões, de uma tumba no município de Guyuan, Região Autônoma da Etnia Hui de Ningxia.

A tumba era uma das 29 antigas sepulturas na área que os arqueólogos escavaram este ano para preparar o terreno para a construção de uma usina de água. Mais de 150 artigos funerais, como esculturas, cerâmicas, coisas de bronze e ferro, foram descobertos até agora.

A estátua de esfinge, feita com mármore branco, segundo o estudo preliminar, está intacta com exceção de danos menores na face.

Essas nove esculturas demonstram grande habilidade de arte, disse Fan Jun, chefe da equipe de escavação do Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia de Ningxia.

Segundo um epitáfio, a tumba era de Liu Jun e sua mulher, que viviam durante a Dinastia Tang (618-907).

"O estilo da escultura tem características do Ocidente e é considerado raro para as tumbas antigas chinesas naquele período", disse Fan, acrescentando que o mármore branco também é raro no norte da China.

Fonte: CRI
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário