sábado, 31 de outubro de 2015

Pirâmides do Egito serão ‘escaneadas’ em busca de segredos ocultos


Um grupo de cientistas de vários países tomou a missão de “escanear” quatro das antigas pirâmides do Egito, a fim de detectar o que está abaixo da superfície e entender melhor como os engenheiros da época conseguiram mobilizar as enormes e pesadas pedras que formam as construções.

O ministro de Antiguidades egípcio, Mamdouh Eldamaty, explicou que o projeto começará no sul do Cairo, onde os cientistas escanearão a chamada Pirâmide Curvada, próxima a Dahshur, e em seguida a Pirâmide Vermelha, assim chamada pela cor rubro-clara da sua superfície exposta de granito. A informação é da TeleSur.

Em seguida, será a vez das duas maiores pirâmides do planalto de Gizé (Quéops e Quéfren) serem analisados. Estas estruturas têm mais de 4.500 anos de idade.

Muitas são as lendas sobre as técnicas de construção das pirâmides, mas os cientistas que participarão do projeto acreditam que o segredo está escondido nas entranhas das faraônicas construções.

O trabalho começará no ano que vem e será realizado com ondas, partículas e imagens térmicas.

O cientista Matthieu Klein, da Universidade de Laval, no Canadá, disse que sua equipe usará a tecnologia de infravermelho para escanear vários metros abaixo da superfície das estruturas, sem tocá-las ou afetá-las diretamente.

Também será aplicada a técnica de detecção de múons (partículas de energia que penetram objetos), através da qual os cientistas esperam descobrir possíveis câmaras escondidas.

Além disso, a equipe também fará uso da tecnologia de fotogrametria e de laser em toda a área de Gizé e Dahshur para fabricar uma reconstrução em 3D dos monumentos, templos e pirâmides da região, inclusive da misteriosa Esfinge que, ainda hoje, desafia os homens a decifrar seu enigma.

Fonte: Sputnik
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...