domingo, 13 de setembro de 2015

Arqueólogos descobrem cidade submersa na Grécia


Uma equipe da Universidade de Genebra estava passando por um treinamento de mergulho na praia Lambayanna, em Kiladha Bay, uma área ao sul de Atenas rica em assentamentos e artefatos antigos. Durante o treinamento, eles encontraram evidências de uma aldeia inteira escondida sob as águas.

Vários edifícios são evidentes entre as ruínas ainda proeminentes. Naturalmente, elas estão extremamente corroídas pelo tempo. Elas correspondem ao tipo de construção da Idade do Bronze grega, que tende a ser moldada em um plano retilíneo e circular ou elíptico, embora também existam muros e torres em um estilo desconhecido na Grécia até agora, conforme o pesquisador Julien Beck descreveu. Ele chamou o sítio de “paraíso do arqueólogo.”

Ele disse: “A importância de nossa descoberta é em parte devido ao grande tamanho do assentamento: pelo menos 1,2 hectares estão preservados”. Ele acrescentou que a descoberta é importante também por causa da quantidade e qualidade dos artefatos que foram recolhidos lá.

Ligado às fortificações exteriores estão três estruturas de pedra importantes que eram provavelmente torres. Estruturas deste tipo são desconhecidas em outros lugares na Grécia. A equipe também descobriu ferramentas associadas com a cidade submersa, incluindo lâminas de obsidiana que datam do período heládico (3200-2050 aC).

Os especialistas afirmam que, embora a economia na época fosse essencialmente agrária, há evidências de inovação tecnológica, incluindo mineração e metalurgia, assim como o surgimento de uma economia de mercado ao longo das centenas de quilômetros da costa de Peloponeso.

É desconhecido o motivo do local ter sido tão fortificado – podia ter sido uma área de armazenamento de mercadorias a serem negociadas. Seja qual for a sua finalidade, a aldeia afundou claramente sob o mar há muito tempo – provavelmente pelo aumento do nível do mar ou pelo movimento de placas tectônicas.

Fonte: Mistérios do Mundo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...