quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Lago embaixo de pirâmide maia intriga cientistas


Cientistas do Instituto de Geofísica da Universidade Nacional do México descobriram que há um cenote (uma espécie de lago formado naturalmente) embaixo da Pirâmide de Kukulcán, uma estrutura construída no século 12, ainda no período maia.

O templo, apelidado de El Castillo, fica no estado de Iucatã e é um dos pontos turísticos mais visitados no México.

Segundo informações da “CNN”, os pesquisadores fizeram uma tomografia elétrica tridimensional que mostrou um corpo d’água de “25 metros de largura na média e profundidade superior a 20 metros”.

Os cientistas usaram ferramentas de última geração para não danificar a estrutura. Isso permitiu descobrir com exatidão o que há embaixo da pirâmide.

De acordo com René Chávez, um dos cientistas responsáveis pela descoberta, é possível que a pirâmide se rompa por conta da água, mas isso não deve ocorrer tão logo. “A rocha que sustenta a base pode se diluir, levando ao colapso. Mas isso não será visto pela nossa e nem por muitas outras gerações”, disse.

O motivo que levou os maias a construírem a pirâmide sobre um lago não é consenso, mas boa parte dos cientistas aponta que é um simbolismo entre água e a Criação -- de acordo com o pensamento religioso maia.

Fonte: Gazeta do Povo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário