domingo, 1 de março de 2015

Astrônomos encontram pontos brilhantes misteriosos em Ceres


Sonda Dawn capta pontos brilhantes que podem ter origem vulcânica.

Ceres, o planeta anão presente no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter, continua intrigando os cientistas da NASA.

Imagens divulgadas pela agência espacial revelaram pontos brilhantes na superfície do pequeno planeta. As fotos foram feitas pela sonda espacial Dawn a uma distância de cerca de 46 mil quilômetros de Ceres.

Os pontos brilhantes não são raros, mas permanecem um mistério. Antigamente, acreditava-se que eram apenas crateras com gelo exposto, por existir água no interior do planeta.

Porém, outra possibilidade surgiu a partir das novas imagens: os pontos brilhantes podem ter origem vulcânica - não com magma, como os vulcões terráqueos, e sim com água (criovulcanismo).

Mais de um ponto brilhante foi flagrado em Ceres, o que contribui para a teoria. "A proximidade dos pontos pode estar apontando para uma origem vulcânica, mas vamos ter de esperar para uma melhor resolução, antes de podermos fazer essas interpretações geológicas ", disse Chris Russell, principal pesquisador da missão Dawn. A missão Dawn entrará na orbita de Ceres no próximo dia 6. A expectativa é de novidades.

Ceres tem 950 km de diâmetro e é um dos maiores corpos celestes do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

O planeta se destaca por seus recursos hídricos. Em uma era de colonização do espaço, o pequeno planeta é um dos favoritos dos astrônomos.

Fonte: Galileu
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário