sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Cientistas entram em crateras misterioras para descobrir origem




Encontradas em julho deste ano, as três crateras misteriosas da Sibéria começaram a ser investigadas por cientistas. Eles esperam que, com a baixa da temperatura local, seja possível ir até a base do buraco e entender como eles se formam.

“O elemento principal - e esta é nossa teoria para explicar a cratera de Yamal - é a liberação de hidratos de gás. Sabemos que há gás no local, tanto na camada profunda, quanto na camada próxima à superfície”, informou o pesquisador Vladimir Potapov, um dos responsáveis pela exploração.

As crateras, que causaram curiosidade em todo o mundo, supostamente são formadas por conta da grande concentração de gás metano no local. Por conta da formação de bolsas de gás, os cientistas acreditam que a terra no local tenha sofrido um efeito conhecido como pingo, que faz com que o solo descongelado seja deslocado para cima como uma rolha.

Sabendo disso, cientistas esperaram a baixa na temperatura e agora recolhem materiais que possam comprovar a teoria. No senso comum, no entanto, diversas teorias foram formuladas, incluindo a de que as crateras seriam buracos feitos por vida extraterrestre.

Fonte: Yahoo!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário