sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Cientistas procuram vestígios de uma civilização antiga em lago quirguiz


Arqueólogos-submarinistas russos participam da expedição científica de busca da civilização antiga no fundo do lago alpino Issyk-Kul.

De acordo com Nikolai Lukashov, membro do Comitê Científico da Confederação de Atividade Submarina da Rússia, que chefia a parte russa da expedição, o objetivo da expedição é a verificação da hipótese sobre a existência no atual território do lago de povoados e objetos da chamada cultura de Andronovo.

Revelou que os arqueólogos-submarinistas continuarão pesquisas do povoado, descoberto no fundo do lago Issyk-Kul durante a expedição do ano passado. Os dados da análise de radiocarbono mostram que este povoado existiu durante mais de três mil anos.

Os cientistas pretendem também reiniciar a busca de um mosteiro medieval, apontado num mapa catalão de 1375 como local em que jazem os restos do evangelista Mateus. Estas tarefas exigem uma série de mergulhos a grande profundidade num ambiente hidrológico difícil, apontam os cientistas.

O lago Issyk-Kul faz parte da lista de 25 lagos do mundo que possuem a maior superfície aquática e é o sétimo na lista de lagos mais fundos do mundo. A sua profundidade chega a 700 metros.

Fonte: Voz da Rússia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário