quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Centenas de restos ósseos são encontrados na Bolívia


Centenas de restos ósseos foram achados na cidade de Potosí, no sudoeste da Bolívia, em um lugar que era conhecido como um "bairro de índios" e no qual ia ser construído um jardim de infância, informou neste domingo uma fonte oficial.

O diretor de Patrimônio da prefeitura de Potosí, Marvin Torrejón, disse à Agência Efe por telefone que os restos foram encontrados por trabalhadores na sexta-feira passada no bairro de San Pedro. "É um achado importante porque normalmente encontramos restos ósseos, mas perto dos templos. Nesta área não há um templo", acrescentou.

Torrejón disse que é comum encontrar o material nas regiões da cidade que foram habitadas por espanhóis durante a colônia, por isso que chama a atenção para este achado. Até há poucos dias, no lugar havia estruturas de uma escola que foram demolidas recentemente para a construção do jardim de infância. No entanto, a prefeitura paralisou essa obra após a descoberta dos ossos.

Segundo Torrejón, o achado é "um tanto surpreendente" porque o lugar onde foi construída a escola "não tem um alto valor histórico" nem havia "restos arqueológicos antigos ali". O historiador José Antonio Fuertes disse ao jornal "El Potosí" que o local pôde ter sido um cemitério de indígenas que viveram na cidade durante a colônia espanhola, apesar de ter sugerido fazer estudos para determinar com precisão sua data.

A prefeitura vai pedir nesta segunda-feira ao Ministério da Cultura que envie um arqueólogo que ajude a determinar "a quantidade exata de restos e sua localização, além da época à qual pertenceram", explicou Torrejón.

A cidade de Potosí, inscrita na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco desde 1987, tem lugares de destaque como a Casa de La Moneda, a igreja de San Lorenzo, várias mansões nobres e os bairros dos trabalhadores das minas.

Fonte: Terra
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário