Paleontólogos russos escavaram ossadas bem preservadas de dois dinossauros, que viveram na Terra entre 100 e 120 milhões de anos atrás, anunciou nesta segunda-feira o museu envolvido na escavação.
A equipe descobriu os esqueletos de dinossauros a 2,5 metros de profundidade, depois de passar três anos trabalhando em um conhecido sítio situado perto da cidade de Shestakovo, na região siberiana de Kemerovo.
"Os esqueletos estão intactos e em ótimas condições", disse à AFP Olga Feofanova, diretor de um museu local que participou dos trabalhos da escavação.
Ela identificou os animais como pertencentes à espécie "Psittacosaurus sibiricus", destacando que cada esqueleto tinha cerca de dois metros de comprimento.
"É muito raro encontrar esqueletos completos de dinossauros nestas condições", afirmou Feofanova. "Estas descobertas têm relevância global".
A escavação começou no fim de maio, depois que o museu de Feofanova, recebeu autorização para executá-la, junto com uma equipe de paleontólogos baseado em Moscou.
As raras descobertas ficarão em exibição no museu regional, informaram autoridades locais em um comunicado.
Fonte: UOL