segunda-feira, 21 de julho de 2014

Facebook apaga perfis de brasileiros com sobrenomes incomuns


Rede social mais popular do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos, o Facebook tem dificultado a vida de alguns brasileiros cujos sobrenomes considera ofensivos ou explícitos. De acordo com o site Techtudo, a rede de Mark Zuckerbeg recentemente deletou as contas do usuário Nilmar Piroca, de 25 anos, e de toda a sua família. Luís Henrique Fuck, de 23 anos, também foi outro que passou por dificuldades ao se inscrever na rede — segundo ele, o site nunca aceitou o seu sobrenome.

Em entrevista ao site de tecnologia, os dois contam as dificuldades que tiveram na rede social com os seus sobrenomes verdadeiros. Usuário do Facebook desde 2010, Nilmar diz que nunca chegou a receber qualquer notificação ou advertência antes de perder a sua conta, no final de maio. O jovem só conseguiu reaver as suas informações digitais após entrar em contato com a Central de Ajuda da rede social e comprovar, com a sua identidade, que o seu sobrenome é real.

“Eu voltei!! Depois de toda vergonha que passei. Eu voltei. Porque esse é meu Nome. Essa é minha Família. Os quais todos foram desrespeitados (SIC)”, escreveu Nilmar na rede em uma atualização no dia 3 de julho.

Já Luís Henrique diz que ele e a sua família vêm driblando as barreiras impostas pela rede social alterando o seu sobrenome de “Fuck” para “Fuc”, ou abreviando-o para “F”.

O Techtudo informa ter entrado em contato com o Facebook Brasil sobre o episódio, mas a empresa lhe disse que não comenta casos específicos. A rede social orientou os usuários nessa situação a cadastrarem um nome alternativo ou entrar em contato por meio de um formulário para problemas de login e acesso a perfis.

Fonte: O Globo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário