sexta-feira, 11 de julho de 2014

Descoberta nova cultura no deserto de Atacama no Peru


Arqueólogos da Universidade de Wroclaw (Polónia) descobriram uma necrópole com 150 sepulturas no deserto do norte do Atacama. Datado do século IV-VII. Vestígios de uma nova cultura ainda desconhecida foi descoberta no deserto de Atacama do norte, no sul do Peru.

Os objetos exumados apontam para uma comunidade do séculos IV e VII que viveu neste local antes da expansão da civilização Tiwanaku , de acordo com arqueólogos da Universidade de Wroclaw (Polônia).

A necrópole constitui-se por mais de 150 sepulturas que "foram cavadas na areia, sem quaisquer estruturas de pedra e, portanto, difíceis de encontrar, não tendo por isso sido objeto de quaisquer violações", declarou Józef Szykulski líder do projeto de investigação.

Este projeto também envolveu investigadores do Perú e da Colômbia , relata o portal de notícias da ciência do governo da Polónia. A descoberta é o resultado de um trabalho de campo desenvovido no Perú por uma equipa do Instituto de Arqueologia da Universidade de Wroclaw desde 2008 .

Nos túmulos, os arqueólogos encontraram objetos e os corpos estavam envoltos em esteiras, outros em mortalhas de algodão e outros em redes, o que significa que uma das das atividades desenvolvidas por esta cultura estava relacionada com a pesca. Dentro de alguns dos túmulos foram também encontrados machados de pedra e de cobre e arcos e flechas com pontas de obsidiana.

Segundo os investigadores, esta é uma descoberta muito interessante, uma vez que os arcos são uma raridade no Peru.

Nos túmulos, os arqueólogos também encontraram algumas joias e tecido ricamente decorado.

Outro dado interessante relaciona-se com um ritual que utilizou uma cana de vime que foi colocada nos ouvidos dos mortos e que vinha sair à superfície do solo . Os cientistas suspeitam que serviu como uma forma de "comunicação" entre os mortos e os membros vivos da comunidade.

Fonte Do Jornal de Arqueologia
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário