terça-feira, 1 de abril de 2014

5 tecnologias imaginadas por Julio Verne que se tornaram realidade


Destacamos algumas ideias revolucionárias do escritor precursor da ficção científica e visionário à frente de seu tempo.

O submarino elétrico

Em "Vinte Mil Léguas Submarinas", romance de 1870, o Capitão Nemo atravessa oceanos a bordo do Nautilus, um submarino bastante semelhante aos atuais.

O Noticiário

No manuscrito recuperado "O Dia de um Jornalista Americano em 2889", Júlio Verne prevê não somente a existência da televisão, como também um de seus programas mais importantes na comunicação mundial: o noticiário. Ele imaginava que, no futuro, “as notícias serão divulgadas através de conversas com repórteres, estadistas e cientistas.”

A videoconferência

Um dos métodos mais eficientes de comunicação utilizado por pessoas do mundo inteiro também foi antecipado pelo gênio francês, sob o nome de “fonotelefoto”. Em sua imaginação, Júlio Verne o descreveu como um sistema de comunicação interpessoal a distância, que transmitiria as imagens por espelhos conectados por fios.

Internet

Em 1863, Júlio Verne previu que, em algum lugar do futuro, o mundo utilizaria uma rede mundial de comunicações, que descreveu como uma espécie de “telégrafo mundial”.

Viagem à Lua

Júlio Verne não foi o primeiro homem ou escritor a relatar viagens ao espaço ou, mais especificamente, à Lua. No século XVII, o magnífico Savinien de Cyrano também havia antecipado a fantástica aventura. Júlio Verne, no entanto, aprofundou bastante a tecnologia que seria utilizada para chegar até a Lua no romance "À Volta da Lua". Nele, descreveu naves impulsionadas pela luz, o que atualmente é a energia solar, além de naves lançadas por projéteis que venceriam a gravidade da Terra. Ou seja, foguetes.

Fonte: Seu History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...