quarta-feira, 16 de abril de 2014

5 maravilhosas ruínas submersas

As profundezas do oceano guardam vestígios das civilizações mais importantes de nossa história. É impossível saber o quanto ainda está por ser descoberto, mas, do que já conhecemos, estas são algumas das descobertas mais incríveis feitas no fundo do mar.

Bayas (Itália) - A cidade de Bayas, localizada na baía de Sinus Baianus, ficou famosa por receber toda a aristocracia romana com suas águas e banhos térmicos, desde o século II a.C. Durante o século VIII, a cidade foi invadida e saqueada pelos muçulmanos. No século XVI, sua população foi dizimada por uma epidemia de malária. O pouco que restou de Bayas foi encontrado durante as inúmeras expedições submarinas feitas nas últimas décadas, inclusive várias esculturas de valor incalculável.


Port Royal (Jamaica)– Este importante centro de pesca e comércio era um dos destinos preferidos dos piratas do Caribe. A cidade foi destruída em 1692 por dois grandes desastres naturais: um terremoto e um maremoto. Na verdade, a maior parte de seus edifícios afundou em função do solo arenoso em que estavam assentados. O mais impressionante é que quase todos eles permanecem inteiros. O grande desastre causou a morte de mais de mil pessoas. Religiosos da época consideraram a catástrofe como um castigo divino contra o estilo de vida das pessoas que ali viviam.


Heracleion (Egito) – Uma das mais recentes ruínas submarinas descobertas. No ano 2000, o Instituto Europeu de Arqueologia Submarina encontrou os vestígios daquele que havia sido o porto mais importante do Egito, antes mesmo da fundação de Alexandria. Segundo a lenda, a cidade era um importante centro de ritos religiosos pois contava com um templo dedicado a Armum.


Alexandria – Fundada em 331 a.C. por Alexandre, O Grande, também desapareceu na imensidão do mar. Para alguns pesquisadores a cidade simplesmente colidiu diante do peso de seus imponentes edifícios. Outras linhas de estudos, no entanto, acreditam que Alexandria sucumbiu pela ação de terremotos. Estima-se que o afundamento da cidade, que teve Cleópatra como rainha, aconteceu há 1.600 anos.


Templo de Mahabalipuram (Índia)– Acredita-se que seja um dos sete templos da época, seis dos quais submergiram. Em 2002, as ruínas que confirmam as antigas lendas sobre a existência dos templos foram encontradas no sul da Índia, no litoral de Mahabalipuram.


Fonte: Seu History
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...