quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Suposto meteorito causa estrondo e tremor na Argentina


A queda de um suposto meteorito causou na terça-feira (18 de fevereiro) um estrondo seguido de um tremor em pequenas cidades dos Pampas argentinos, 350 km a noroeste de Buenos Aires, informaram cientistas e testemunhas.

O fenômeno, ainda cercado de mistério, foi sentido por volta das 10h00 locais (mesma hora no Brasil) em cidades da província de Santa Fé (centro-leste), sem que tenham sido comprovados impactos no solo, segundo fontes oficiais.

"Possivelmente foi um bólido que se desintegrou no ar", declarou à rádio Cadena 3 Jorge Coghlan, do Observatório Astronômico de Santa Fé.

Testemunhos apresentados na televisão e em redes sociais indicam que "um grande estrondo ou explosão" foi ouvido e que "chão e paredes tremeram".

Nenhuma autoridade ou testemunha pôde afirmar com certeza se o objeto se desintegrou completamente ou se algum fragmento caiu em terra.

A maioria das pessoas que testemunharam os fatos lembrou da queda de um meteorito em 15 de fevereiro de 2013 na Rússia, embora cientistas russos tenham encontrado depois fragmentos nos Montes Urais.

"É um possível meteorito. Esses corpos se rompem a grande velocidade ao cair e isso pode explicar a explosão que as pessoas relataram", disse ao canal TN Andrea Clérici, do Planetário de Buenos Aires.

As duas cidades onde mais se sentiu o ruído foram Armstrong e Cañada de Gómez, a 200 Km de Santa Fe, capital da província de mesmo nome.

"Uma explosão e um forte tremor foram sentidos", declarou à televisão Héctor Valsenholf, diretor da Defesa Civil de Cañada de Gómez.

Alejandro Blain, do Observatório do Parque Centenário de Buenos Aires, disse que "é muito frequente a queda de restos de matéria interplanetária todos os dias".

Fonte: BOL
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...