sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pequeno e estranho gadget está sendo usado para combater o crime na Austrália


Scanners tridimensionais estão entre os gadgets mais recentes e futuristas na caixa de ferramentas de investigadores. Estes pequenos dispositivos portáteis e mágicos conseguem criar modelos em 3D de uma cena de crime em alguns minutos. E a tecnologia só melhora.

A mais recente história feliz sobre a polícia e seus equipamentos de varredura 3D vem de Queensland, na Austrália, onde a polícia recentemente investiu em um aparelho chamado Zebedee. Ele usa lasers da mesma forma que morcegos usam sonar para encontrarem seu caminho. Tudo o que você precisa fazer é caminhar segurando o dispositivo, e o Zebedee lança lasers em todas as direções, e então ele mede os retornos recebidos.

É a mesma tecnologia usada por pesquisadores no ano passado para escanear a Torre de Pisa em apenas 20 minutos. Ela também é bastante popular entre arqueólogos e espeleologistas.

A polícia de Queensland usa o Zebedee para um fim bem específico: ele cria excelentes mapas de cenas de crimes. Como tudo é mais ou menos perdido quando a cena do crime é aberta para o público, a varredura 3D dá a investigadores uma captura instantânea do local para eles observarem por todos os ângulos.

A polícia de Queensland diz que espera usar em acidentes, também. “Os benefícios desta nova tecnologia vão reduzir a interferência em uma cena, economizar tempo e permitir acesso a áreas anteriormente difíceis de serem atingidas, como matas nativas”, explicou o Comissário Ian Stewart, da Polícia de Queensland. Ele também destacou que o Zebedee também “dá ao nosso pessoal tempo para fazer outras coisas.” Sim. Como ir atrás de criminosos.

Fonte: MSN
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...